Páginas

Gostou? Compartilhe!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Use clipes musicais em suas aulas.

Saudações!

Enquanto organizo o material do Show do Milhão - que pretendo atualizar em breve - pensei em dedicar alguns posts aqui do blog para vídeos: entre clipes musicais, animações e comerciais.

Esse material também é muito útil para ilustrar algum tema ou levar à meditação sobre algum aspecto. Então, pensei em abrir esta opção por aqui.
Eu, particularmente, adoro trabalhar com música.

Eu escolho não apenas Músicas Espíritas, mas também músicas que tocam por aí : como pop, rock suave, enfim... Há muita coisa interessante nas letras de músicas dos cantores que os próprios jovens costumam ouvir. ( E, confesso por aqui, adoro as letras do Rei do Pop - Michael Jackson.)
É verdade que nem todos os facilitadores e coordenadores concordam em levar gêneros musicais distintos para as salas de evangelização. Eu, no entanto, acho não apenas válido: é uma forma de aproximar os estudos ao cotidiano das crianças e adolescentes. Mas, claro, utilize sempre do bom senso.

O Clipe que escolhi para este primeiro post é da cantora canadense Alanis Morissette -  Ironic.



Antes  de mais nada, é importante que você conheça o cantor ou cantora. Para toda e qualquer análise isso é muito importante e diz muito sobre o que foi composto. Então, caso você nunca tenha ouvido falar de Alanis, eu recomendo que passe neste LINK do Vagalume e confira a biografia.

Clipe utilizado para aula sobre: PROVIDÊNCIA DIVINA ( DEUS ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM NOSSAS VIDAS)


A providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas. Ele está em toda a parte, tudo vê, a tudo preside, mesmo às coisas mais mínimas. É nisto que consiste a ação providencial.” ( A GÊNESE - Item 20.)



** No clipe escolhido, cujo título se traduz em " Irônico", a compositora reflete sobre os eventos que a vida apresenta e como todos estes eventos conspiram para ajudar você. Alanis aponta aquela "coincidência providencial" listando uma infinidade de ações e eventos irônicos. 
" É como mil colheres quando o que você precisa é de uma faca"
" Um engarrafamento de trânsito quando você já está atrasado."

Na verdade, Alanis aponta a Providência Divina agindo de " um jeito engraçado" e como nos enganamos ao pré julgar as situações. Ao Ser humano é dado uma visão parcial. Ele não vê o todo. Portanto, bom ou ruim/ bem ou mal são conceitos muito relativos.

ANEXOS:
1. Letra da Música com Tradução
Basta clicar na imagem, ampliar e colar no seu computador.


E O VÍDEO?
Essa é uma dúvida que já vi assolar muitas evangelizadoras/ evangelizadores. Para baixar o vídeo do youtube você precisa de um programa simples que o permita fazê-lo. Existem vários.
Aquele que costumo usar é o V Downloader. 
Clique neste LINK (vai te levar ao Baixaki), siga as instruções e instale o programa no seu computador.
Em seguida, copie o endereço (URL) do vídeo no espaço destinado pelo programa e pronto. Basta aguardar.

Não se preocupe: não há vírus e nada que vá danificar a sua máquina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

x_3d8b105a photo x_3d8b105a_zps2770aa2e.gif